Hipertensão Arterial e Dicas de Mindfulness

Popularmente conhecida como “Pressão Alta”, a Hipertensão arterial acomete pessoas de todas as idades e diferentes classes econômicas, para a pressão ser considerada alta é necessário ser superior ou igual a 14/9. Sabemos que a genética pode ser um fator de risco preponderante, assim como a alimentação, mas, também não podemos esquecer que nossas emoções afetam diretamente no nosso bem estar físico. Nosso corpo produz reações químicas diversas frente aos agentes estressores tais como: demandas do trabalho, vida familiar, cobranças, dificuldades financeiras. Uma importante técnica para lidar com os agentes estressores do mundo moderno é o Mindfulness mas, antes de elencar algumas dicas, é importante entender o que é esta técnica para que ela possa fazer algum sentido. Mindfulness é capacidade de prestar atenção, no momento presente, a tudo o que surgir interna ou externamente sem pensar que as coisas sejam diferentes.

Aqui vão algumas dicas para a prática de Mindfulness para que você consiga viver a sua vida de uma maneira mais plena:

Sons

Você poderá praticar este exercício no período de 3 a 5 minutos

Simplesmente Escutar

Comece sentando confortavelmente, encontrando uma postura relaxada que você possa manter por alguns minutos. Os olhos podem estar abertos ou suavemente fechados. Enquanto você se acomoda na cadeira, veja se você consegue entrar em contato com a sua dignidade social.

Permita-se ficar na sala, sinta a cadeira que você está sentado e permita-se escutar os sons a sua volta. Não se preocupe em nomeá-los ou julgá-los, apenas escute.

Permita-se escutar com todo o seu ser. Abra-se para os sons a sua frente, atrás de você, sobre você e abaixo de você. Não é necessário criar uma história sobre eles – deixe que venha até você. Apenas perceba os sons.

Permita que os sons surjam e passem. Não é necessário entender, deixe-os vir e deixe-os ir. Se sua mente se desviar, não se preocupe, apenas retorne aos sons no momento presente.

Sensações Corporais

Trata-se de um exercício introdutório e pode ser realizado por apenas alguns minutos ou, se você estiver bem confortável, por um período mais longo.

Mindfulness das Mãos

Comece sentando-se em uma posição confortável, com os olhos abertos ou levemente fechados. Permita-se sentir o encosto da sua cadeira.

Repouse suas mãos em seu colo. Comece torcendo seus dedos e movendo suavemente suas mãos. Tenha consciência desse movimento.

Gire seus pulsos. Corre e descerre suas mãos. Comece a sentir suas mãos, percebendo sensações, pulsações e vibrações dentro delas.

Sinta suas mãos de dentro para fora. Se quiser, relaxe os músculos. Perceba cada dedo, as palmas e as costas de suas mãos.

Veja como habitar plenamente suas mãos. Permita que sua atenção repouse o mais plenamente possível nelas.

Respiração

Comece sentando-se de maneira confortável, encontrando uma postura que seja relaxada e ereta. Se quiser, você pode fechar os olhos ou mantê-los parcialmente abertos, focalizando-se suavemente em um ponto ao chão a poucos centímetros a sua frente.

Sinta sua respiração natural. Não há necessidade preencher, alterar ou controla-la.

Perceba as sensações enquanto você inspira e, então, delicadamente, perceba as sensações enquanto você expira.

Sinta a próxima inspiração completa, bem como a próxima espiração completa. Se a mente se desviar, não se preocupe, isso é tudo o que as mentes fazem: apenas traga sua atenção de volta sem julgamento ou crítica.

Concentre sua atenção na terceira e última respiração, percebendo as sensações da inspiração natural e a expiração natural.

 

GERMER, Christopher K; SIEGEL, Ronald D; FULTON, Paul R; PEREIRA. Mindfulness e Psicoterapia. 2ª edição, Artmed, 2015.

 

Carine Lopes

CRP 05-53891

WeCreativez WhatsApp Support
Olá, como podemos ajudar?