Amanhecer com câncer de mama
Geralmente ouvimos falar da doença grave e não acreditamos que será uma realidade nossa ou de algum familiar próximo.
Até que um dia acordamos com ela ao nosso lado. Quando se trata de um câncer, ainda vem o pensamento de ser uma sentença de morte… Sabemos que hoje em dia não é mais assim, alguns tipos de câncer, como o de mama estágio 0 ou I, tem uma taxa de sobrevida relativa em de 100%!! Por isso tão importante a prevenção com exames regulares.
Mas, mesmo que possa olhar com muito otimismo, é sempre uma notícia que nos abala profundamente. Estar diante da nossa fragilidade enquanto seres vivos é um grande momento de reflexão da existência. Todos vamos morrer, sabemos disso. Mas ter um diagnóstico destes concretiza que pode estar perto este dia. E isto nos faz pensar como temos investido nosso tempo…
Viver tudo isto muito de perto não é fácil. Vemos pacientes e famílias brigando com Deus e com a vida, por não acreditar que isto está acontecendo… Depois vem a aceitação com a dor de todas as coisas difíceis que ainda estão por vir, como a quimioterapia e radioterapia. Não é fácil conviver com a doença principalmente ao ver alguém que a gente ama sofrer.
Neste ponto, acho muito importante o atendimento psicológico, aliás, ele deve começar desde o momento da descoberta do câncer seja para o paciente ou para sua família. Buscar por ajuda num momento de dor e sofrimento não é sinal de fraqueza, mas força. É o desejo de estar o melhor possível para que os que contam contigo ainda sintam sua presença como um suporte. É cuidar-se, para poder cuidar do outro.